Como ir bem nas provas



Porque se tem um grande problema que atinge todo mundo, são as provas. E já que elas estão chegando na maioria das escolas, resolvi fazer um post com algumas dicas que vale a pena seguir. Dividi tudo em grau de importância: alto, médio e baixo. Espero que gostem! :)



1 - Aproveite o seu tempo!
Querendo ou não, você vai passar pelo menos quatro horas por dia estudando; por que desperdiçar esse tempo? Você não precisa parecer uma estátua durante a aula, mas sério, sem prestar atenção no professor enquanto ele explica é impossível tirar notas boas de verdade. Então quando ele estiver falando, ouça o que ele diz e tente entender também. Pergunte, anote. Se o professor permitir, grave a aula; assim você vai poder ouvir exatamente a explicação do professor em casa.
É importante lembrar: você não precisa parecer uma múmia; aliás isso só te faz prestar menos atenção na aula. Mas saiba conversar! Falar durante a explicação do professor é relaxo, sério.
Importância: Alta


2 - Revise a matéria
Essa é a finalidade da tarefa, também. Porque na sala de aula você pode ter entendido tudo o que o professor falou, mas logo vai acabar esquecendo. Por isso quando chegar em casa, é ótimo revisar tudo o que foi dado naquele dia. Se for para fazer isso todos os dias, ou todas as semanas, faça cada vez em um cômodo diferente da casa. Na hora da prova, associar o que foi aprendido ao lugar em que você estudou ajuda muito a organizar o pensamento.
Importância: Média


3 - Não faça da escola um universo paralelo a sua vida.

Porque pra muita gente, é como se ao sair da escola, você estivesse se desligando totalmente dela. Leve o que você aprende para a sua vida. Você não aprendeu, em física, que quando uma substância esquenta suas moléculas ficam mais distantes? Com certeza isso vai te ajudar a fazer o toddy dissolver bem no leite. ;)
Importância: Média


4 - Estude na véspera (também!)
A matéria fresca na cabeça vai te ajudar muito na prova, óbvio! Mas cuidado: passar a tarde toda lendo uma frase para decorá-la (O vento é o ar em movimento! 6545637687x) pode
fazer com que, na hora da prova, você lembre a página, o parágrafo e até a setinha que tinha do lado da frase, mas não lembre da resposta à pergunta.
Importância: Média - Baixa



5 - Estude com seus amigos
Apesar de não render tanto, estudar com os amigos é uma boa pedida. Assim, não vai ficar tão massante; provavelmente vai ser até divertido. Mas se for pra estudar, estude mesmo: nada de ficar fofocando, porque isso só vai piorar.
Importância: Baixa


6 - Encontre seu jeito de estudar.
Você aprende melhor ouvindo? Escrevendo? Lendo? Encontre o jeito que te entedia menos, ou que faz com que você aprenda mais rápido, entre no SEU ritmo.
Importância: Alta

7 - Associe.
Crie musiquinhas, frases com iniciais de palavras que você precisa decorar. (por exemplo, em relação a taxonomia: ReFiCOFaGE (Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie)
Importância: Baixa


8 - Não decore, aprenda.
E aqui voltamos ao probleminha de, durante a prova, lembrar o número da página, o parágrafo e até a setinha que tinha do lado da frase, mas não lembrar da resposta à pergunta. É o que acontece o tempo todo, na verdade: você passa o mês inteiro tranquilo, e na véspera da prova passa três horas seguidas lendo e relendo um livro, tendo que desmarcar todos os compromissos do dia. É por isso que é importante estudar no dia, fazer as tarefas, encontrar sua forma de aprender. Decorar funciona, é óbvio, mas não vai te levar a um 10, muito menos a passar no vestibular.




Espero que seja útil pra vocês, porque a maioria comigo, funciona! Gostaram?
beijinhos,
Lila Nabuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário